terça-feira, maio 05, 2009

O Espinho de Paulo

Não é muito incomum encontrarmos cristãos sofrendo de enfermidade e justificando sua doença citando a passagem de 2 Co 12.7-9 que diz:

"E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo."


Porém, também está escrito:

"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Is 53.4-5)


Acho que devemos, primeiramente pedirmos orientação ao Espírito Santo pois a palavra de Deus em nenhum momento se contradiz, e creio que é vontade de Deus que sejamos curados.

Afinal, o que era o espinnho na carne de Paulo?

Se continuarmos lendo, Paulo menciona que o seu espinho era um mensageiro de satanás, ou seja uma personalidade e não uma enfermidade.
Este mensageiro tinha como objetivo esbofetear continuamente Paulo.

Em 2 Co11.24-27 Paulo relata todos os os flajelos e tribulações que havia sofrido:

"Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;

Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez"

A única coisa que ele não menciona é enfermidade.

Porque o espinho foi enviado a Paulo?
Para que ele não se exaltasse pelas excelências das revelações.

A bíblia não relata que Paulo estava enfermo, de ele orar para ser curado, nem que Deus o obrigou a permanacer enfermo.

A palavra fraqueza usada nestes versículos significa antônimo de forte, e não enfermidade.
Paulo exprime a sua insignificância, confiando inteiramente em Deus, para que os habitantes daquela cidade não se apoiassem na sabedoria dos homens, mas confiassem em Deus.

Em Rm 15.18-19 Paulo fala:

"Porque não ousarei dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para fazer obedientes os gentios, por palavra e por obras;
Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo."


Se Paulo era enfermo como poderia, através do Espírito Santo realizar o seu ministério, e, como os gentios o obedeciam por palavras e obras?

Quando Deus fala: "...Eu sou o Senhor, que te sara (Ex 15.26) Ele não faz excessão.
Tome posse da saúde que Jesus conquistou na cruz para você.

Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: