sábado, julho 04, 2009

Salmo 91 (4°Parte)


"Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia,
nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia."

(Salmo 91.5-6)



Nestes dois versículos todo o mal que pode acontecer ao homem foi divido em quatro categorias. Iremos analisar cada uma delas.
O versículo começa com esta orientação, não temas. Lembre-se que o medo é o oposto da fé, por isso encontramos tantas vezes escrito na Palavra a orientação de não temermos. O temor aparece quando achamos que somos responsáveis em trazer a proteção sobre nós, mas a proteção já está lá, o Senhor está dando para nós, a fé é a escolha de aceitar aquilo que Jesus realizou para nós.
Lembre-se: pela sua Palavra estamos protegidos.

Em Exodo 12.23 está escrito assim:

"Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir."

O sangue do cordeiro serviu como metáfora pra o sangue de Jesus. Da mesma forma que o sangue do cordeiro protegeu Israel , o sangue de Jesus nos livra de todo o mal, pois estamos na proteção da nova aliança.

Se estamos com medo do terror da noite, este temor serve como termômetro nos indicando que não estamos habitando nem descansando no esconderijo do altíssimo e nem crendo nas suas promessas. O medo vem quando estamos confessando ou crendo em outras coisas além daquelas que o Senhor falou.


"Não te assustarás do terror noturno...


O terror noturno engloba todo o mal que vem do homem: seqüestro, roubo, estupro, assassinato, terrorismo e guerras. É o pavor que vem do que o ser humano pode fazer conosco.

Atualmente, quando vemos o noticiário, ficamos impressionados com o aumento da violência e com a capacidade do ser humano em praticar tantos atos de crueldade.
Alguns de nós , talvez até conhecemos alguém que já tenha sofrido com a violência urbana, e muitas vezes podemos nos perguntar: Será que isso um dia acontecerá comigo?
Confie no Senhor e não temas, pois Ele está sempre conosco e nos dará sempre um livramento. Confesse em voz alta que o sangue de Jesus está sobre você e sua família; quando falamos e cremos nesta promessa, o diabo não pode entrar em nossa vida. Se estamos com medo do terror da noite, este temor serve como termômetro, nos indicando que não estamos habitando nem descansando no esconderijo do altíssimo e nem crendo nas suas promessas.

O medo vem quando estamos confessando ou crendo em outras coisas além daquelas que o Senhor falou.


"...nem da seta que voa de dia..."

Nesta segunda categoria estão as setas enviadas deliberadamente pelo adversário, direcionadas para a área da nossa vida que causarão maior estrago. Elas estão direcionadas para áreas em nossa mente que ainda não foram renovadas pala Palavra de Deus, por isso é tão importante meditarmos continuamente na Palavra.
Deus nos diz em Efésios 6.16:

"...embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.”

Nunca se esqueça que estamos constantemente em batalha espiritual e que o diabo está ao nosso redor procurando a quem possa devorar.
Mesmo com um adversário tão meticuloso e persistente, Deus nos orienta: não temas, pois Ele irá tirar-nos do caminho do perigo e nos livrar de toada a calamidade. As setas não irão nos alcançar!


"...nem da peste que se propaga nas trevas,..."

A peste faz parte da terceira categoria de mal que Deus nomeia, e é importante salientar que é o único mal que ele cita duas vezes. Não precisamos temer as doenças e epidemias do mundo de hoje. Esta é uma promessa do Senhor.

“...nem da mortandade que assola ao meio dia.”

Esta última categoria engloba todo o mal sobre o qual a humanidade não tem controle. São os chamados desastres naturais. Esses desastres naturais nao vêm do Senhor.
Lembre-se que em Marcos 4.39 Jesus repreendeu a tempestade. Isso significa que a tempestade não é obra do Senhor, senão Jesus estaria contradizendo Deus ao repreender algo enviado por Ele.
Embora esses desastres sejam imprevisíveis é possível ser salvo da mortandade quando Deus está presente.
Medite:

O Senhor disse em Sua palavra que não temeríamos o terror, a seta, a peste ou a destruição. Esses males não se aproximarão de nós se formos obedientes aos versículos 1 e 2, habitando em Seu esconderijo e descansando à Sua sombra.

Um comentário:

Anônimo disse...

As lutas e tribulacoes tentam nos tirar do foco, Jesus Cristo. Elas vem para testar a nossa fe e a nossa verdadeira adoracao ao Senhor. Como lemos no Salmo 91, habitamos no esconderijo do Altissimo e debaixo das asas Dele estamos seguro. E o Senhor que nos justifica, nos protege de todo mal. Nao devemos temer mas confiar naquele que traz a existencia as coisas que nao existem somente para nos abencoar. Louvado seja o nome do Senhor. Precisamos apenas fazer duas coisas: Amar a Deus acima de TODAS as coisas e sermos obedientes, mesmo que tudo parecer contrario, a obediencia agrada a Deus.

Que o Senhor te abencoe e te guarde debaixo das asas Dele.

Com amor em Cristo Jesus,

Mariana